PROCESSO DE CRIAÇAO DE AÇOES CÊNICAS DE PINA BAUSCH
Ao longo de sua vida Pina Bausch foi desenvolvendo um metodo de trabalho para a criaçao de açoes cênicas. A partir da entrevista publicada em:
CLIMENHAGA, Roy. Pina Bausch. Kontakthof in context. London: Routledge, 2009. p.44 a 49, fiz um
- A partir de uma necessidade pessoal Pina fazia perguntas aos dançarinos; perguntas mais elaboradas ou simplesmente palavras chave.
- Os dançarinos tinham a liberdade de responder ou não. As respostas eram livres: verbais, ações, movimentos. De cada resposta Pina pegava uma parte e re-perguntava, na procura de decantar o material até achar o sentimento exato. Devagar iam surgindo uma serie de momentos individuais.
- Esses materiais eram repetidos por todos até ser memorizados e surgir variações.
- Quando tinham muito material Pina trazia alguns materiais curtos: pequenos movimentos ou seqüências, e pedia aos dançarinos para memorizar e adicionar em algumas partes das seqüências que já possuíam, conseguindo assim fragmentos mais longos.
- Só quando tinha conseguido varias seqüências longas e muitos materiais soltos começava pensar em como podia começar a peça.
No hay comentarios:
Publicar un comentario