Espacio para compartir materiales para investigaciones sobre teatro/performance/visual. Espaço para compartilhar materiais para pesquisas sobre teatro/performance/visual.
jueves, 5 de agosto de 2010
O METODO COMO ESTRATEGIA
Edgar Morin explica de maneira clara o método como estrategia, estabelecendo a diferença entre éste e o programa, no livro: Educar na era planetaria. Páginas 29, 30 e 31.
miércoles, 4 de agosto de 2010
PERFORMER / PERFORMAR
PERFORMER
O que carateriza ao performer é o "performar", palavra difícil de explicar. Segundo R.Schechner performar consiste em quatro açoes. Josette Ferral as explica em português em:
O que carateriza ao performer é o "performar", palavra difícil de explicar. Segundo R.Schechner performar consiste em quatro açoes. Josette Ferral as explica em português em:
Performance e performatividade: MOSTAÇO, E., OROFINO, I., BAUMGÄRTEL, S. e COLLAÇO, V.(org.). Sobre performatividade. Letras contemporâneas, nas páginas: 62 a 67.
PERSONAGEM
PERSONAGEM
Uma definiçao clara e uma aproximaçao ao percurso e transformaçao da ideia de personagem pode ser achado no Dicionario de Teatro de P.Pavis. Continua nas p.286, p.287, p.288, p.289.
Uma definiçao clara e uma aproximaçao ao percurso e transformaçao da ideia de personagem pode ser achado no Dicionario de Teatro de P.Pavis. Continua nas p.286, p.287, p.288, p.289.
PERFORMANCE E PERFORMER
Patrice Pavis define ambos conceitos de maneira precisa e clara em seu Dicionario do Teatro.
Patrice Pavis define ambos conceitos de maneira precisa e clara em seu Dicionario do Teatro.
PROCESSO DE CRIAÇAO DE AÇOES CÊNICAS DE PINA BAUSCH
Ao longo de sua vida Pina Bausch foi desenvolvendo um metodo de trabalho para a criaçao de açoes cênicas. A partir da entrevista publicada em:
CLIMENHAGA, Roy. Pina Bausch. Kontakthof in context. London: Routledge, 2009. p.44 a 49, fiz um
- A partir de uma necessidade pessoal Pina fazia perguntas aos dançarinos; perguntas mais elaboradas ou simplesmente palavras chave.
- Os dançarinos tinham a liberdade de responder ou não. As respostas eram livres: verbais, ações, movimentos. De cada resposta Pina pegava uma parte e re-perguntava, na procura de decantar o material até achar o sentimento exato. Devagar iam surgindo uma serie de momentos individuais.
- Esses materiais eram repetidos por todos até ser memorizados e surgir variações.
- Quando tinham muito material Pina trazia alguns materiais curtos: pequenos movimentos ou seqüências, e pedia aos dançarinos para memorizar e adicionar em algumas partes das seqüências que já possuíam, conseguindo assim fragmentos mais longos.
- Só quando tinha conseguido varias seqüências longas e muitos materiais soltos começava pensar em como podia começar a peça.
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